Santa Casa da Misericórdia de Setúbal

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTB/CON/SCMSTB
Title type
Atribuído
Date range
1559 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
1139 u.i.; papel
Biography or history
A Misericórdia de Setúbal tem a sua criação no início do século XVI, tendo como objectivo a assistência social, económica e espiritual à comunidade onde se insere, regendo-se por disposições ínsitas nos seus compromissos e estatutos. "Entre 19 de Maio de 1618 e 17 de Abril de 1868, a irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal regeu-se pelo Compromisso da sua congénere de Lisboa. Na última daquelas datas e por Carta Régia, foi aprovado o seu primeiro Compromisso, que se manteve até 27 de abril de 1912, data da aprovação do segundo, em cujo artigo 1º. se substituía a centenária designação pela de Associação de Beneficência da Misericórdia de Setúbal." Esta designação manteve-se até 1930. Teve, no decurso da sua longa História, sob a sua administração, entidades como o Hospital do Espírito Santo, um cemitério, um balneário, conservando ainda, nos dias que correm, os Lares Acácio Barradas e Paula Borba. A Misericórdia de Setúbal ao funcionar como centro coordenador e supletivo da assistência local suportava as suas despesas nos bens próprios que possuía: obrigações, ações, propriedades rústicas e urbanas, marinhas e foros. A Misericórdia de Setúbal é dirigida pela Mesa, Assembleia Geral e pelo Definitório.
Custodial history
O arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, encontra-se, a título de depósito, desde o ano de 2004, nas instalações do Arquivo Distrital de Setúbal. O arquivo em causa, esteve, durante muito tempo, instalado no Museu da Cidade, em Setúbal.
Acquisition information
Depósito, por protocolo celebrado a 27 de Julho de 2004.
Scope and content
Contém compromissos e estatutos, registo de receitas e despesas, testamentos, títulos de registo de propriedade, assistência e saúde aos doentes do hospital, do Asilo Acácio Barradas e Asilo Bocage, assistência infantil, contas de gerência, gestão de pessoal e correspondência.
Arrangement
Organização funcional.
Access restrictions
O acesso aos documentos está sujeito a autorização prévia do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

Documentação sujeita às restrições impostas pelo Decreto-Lei 16/93 de 23 de Janeiro, Artº 17.º, nºs 2 e 3. Diário da República, I Série A. 19 (1993-01-23) 264-270. Regime geral de arquivos e do património arquivístico.
Conditions governing use
A reprodução está a sujeita a autorização prévia do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Setúbal-DigitArq [Em linha].Setúbal: ADSTB, 2009- .[Consult. 12 jan. 2012]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adstb.dgarq.gov.pt
Notes
Bibliografia utilizada: ABREU, Laurinda Faria dos Santos - A Santa Casa da Misericórdia de Setúbal de 1500 a 1755: Aspectos de sociabilidade e poder. Setúbal : Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, 1990
Creation date
10/03/2011 00:00:00
Last modification
13/01/2015 12:25:53