Confraria de Nossa Senhora da Anunciada

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTB/CON/CSASTB01
Title type
Atribuído
Date range
1456-01-12 Date is certain to 1869 Date is uncertain
Dimension and support
315 u.i., 382 dc., 239 ds.; papel, pergaminho
Biography or history
Chamada de Hospital e Confraria de Nossa Senhora da Anunciada, parece ter surgido no séc. XIII, sediada na igreja com o mesmo nome, construída pela própria irmandade. Possuía um hospital com duas enfermarias: uma feminina e outra masculina. Com a criação da Misericórdia de Setúbal, o hospital passa a ser exclusivamente para mulheres. A Ordem de Santiago não tem alçada sobre esta confraria ainda que tenha tentado por diversas vezes superintender as suas contas. A igreja da Confraria passou a ser a matriz da freguesia da Anunciada, por pedido do Bispo da diocese de Lisboa. Foi extinta em 1868, por alvará do Governo Civil de Lisboa. A partir de 4 de Maio de 1867, a Mesa é substituída por uma Comissão Executiva, nomeada por Alvará do Governo Civil de Lisboa de 30 de Abril do mesmo ano. Em 15 de Setembro de 1869, são definitivamente encerradas as contas da Comissão Executiva e todos os bens pertencentes são entregues à Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, em cumprimento do Alvará do Governo Civil de Lisboa, datado de 4 de Setembro do mesmo ano.
Custodial history
Esteve na posse da Confraria até à sua extinção, passando os documentos para a posse da Misericórdia de Setúbal, tendo sido depositados no Arquivo Distrital de Setúbal, em 27 de Julho de 2004.
Acquisition information
Protocolo de depósito assinado em 27/7/2004.
Scope and content
Inclui as secções: constituição e regulamentação, órgãos do governo, saúde e assistência social, serviços administrativos, gestão patrimonial, gestão financeira, livraria.
Accruals
Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional.
Access restrictions
O acesso aos documentos está sujeito a autorização prévia do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.
Conditions governing use
A reprodução está a sujeita a autorização prévia do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.
Language of the material
Português, latim
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Setúbal-DigitArq [Em linha].Setúbal: ADSTB, 2009- .[Consult. 12 jan. 2012]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adstb.dgarq.gov.pt
Creation date
03/11/2009 00:00:00
Last modification
20/07/2021 09:25:07