Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTB/PSS/APAC
Title type
Atribuído
Date range
1550 Date is uncertain to 1912 Date is uncertain
Prominent dates
1840-1897
Dimension and support
5165 cad., 3 mç.; papel, pergaminho, papel fotográfico, tecido.
Biography or history
O Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho resulta do trabalho de investigação levado a cabo por João Carlos de Almeida Carvalho, filho de António Coelho de Carvalho e de D. Ana Rita de Almeida e Silva de Carvalho, nascido na então vila de Setúbal, no dia 5 de março de 1817 e falecido em 1897. "Teve como padrinho seu avô materno João Carlos de Almeida Soares, e madrinha Nossa Senhora Mãe dos Homens, com cuja coroa tocou, seu tio materno Vitorino de Almeida Soares".

João Carlos de Almeida Carvalho registou e legou às gentes da sua terra natal, um vasto repositório de informações manuscritas, constituídas por apontamentos com informação de carácter geográfico, topográfico, numismático, arqueológico, histórico, social, cultural, entre outros, sobre a região de Setúbal e os povos que por aí passaram.

Almeida Carvalho, para além da investigação, exerceu o ofício de taquígrafo, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, entre muitos outros cargos, tendo também publicado em jornais muitos artigos sobre temas diversos.

Refira-se que a importância desse acervo torna-se mais evidente e crucial para a região de Setúbal quando se sabe que, por infortúnio da História, uma das principais fontes investigadas por Almeida Carvalho - o arquivo da Câmara Municipal de Setúbal - , ardeu na noite de 4 para 5 de outubro de 1910.

Esse acervo, com cerca de dezassete metros lineares de documentação, está acondicionado em caixas, integrando cada uma delas várias capilhas com informação variada e densa, tendo a mesma sido apresentada ao público em 1995 pelo Arquivo Distrital de Setúbal sob a forma de um índice geral.

Custodial history
A documentação esteve inicialmente na posse dos familiares de João Carlos de Almeida Carvalho, sendo posteriormente adquirida pela Junta Distrital de Setúbal, por escritura pública de 22 de dezembro de 1967, lavrada pelo notário privativo da referida Junta no livro de notas de 1967 a folhas 13 e 14.
Acquisition information
Transferência realizada a 16 de novembro de 1978, proveniente da Assembleia Distrital de Setúbal.

O documento descrito com o código de referência PT/ADSTB/PSS/APAC/M/1052, foi oferecido ao Arquivo Distrital de Setúbal por Manuel de Mello Corrêa, de Óbidos, em 17 de abril de 1980.
Scope and content
O fundo é constituído por apontamentos manuscritos de João Carlos de Almeida Carvalho, brochuras, recortes de jornais, bem como documentos de função do próprio e familiares.

Trata-se de um conjunto de documentos, produzidos e acumulados por João Carlos de Almeida Carvalho, seus ascendentes e descendentes.

O período predominante (anos de 1840 a 1897), corresponde ao trabalho de investigação desenvolvido por João Carlos de Almeida Carvalho.
Accruals
Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
O fundo está dividido em secções, correspondendo cada uma delas a temas distintos.
Language of the material
Português, latim e francês.
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Setúbal-DigitArq [Em linha].Setúbal: ADSTB, 2009- .[Consult. 12 jan. 2012]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adstb.dglab.gov.pt
Alternative form available
Documentação parcialmente disponível em formato digital [Em linha]. Disponível em WWW:URL:http://digitarq.adstb.arquivos.pt
Publication notes
COSME, Carlos Dinis e outros - Índice Geral do "Arquivo de João Carlos de Almeida Carvalho". Setúbal: Impressão Gráfica de Coimbra, 1996. 1 vol.
Notes
Fontes utilizadas para a história custodial e administrativa: "Índice Geral do Arquivo de João Carlos de Almeida Carvalho", 1996, e "Acontecimento, Lendas e Tradições da Região de Setubalense", 1º Volume, Junta Distrital de Setúbal, 1968.
Creation date
03/11/2009 00:00:00
Last modification
31/01/2018 15:46:58