Tribunal Municipal do Julgado do Barreiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTB/JUD/TMJBRR
Title type
Atribuído
Date range
1888 Date is certain to 1908 Date is certain
Dimension and support
41 proc.; papel
Biography or history
Criados por decreto de 29 de Julho de 1886, por extinção dos juízes ordinários. O juiz do Julgado Municipal, é um juiz de direito de nomeação governamental.

Os Julgados Municipais funcionam dependentes da Comarca em que se integram. Têm à frente um Juiz de Direito e alçada sobre processos crimes e cíveis e das suas decisões cabe recurso ao Tribunal da Comarca de Aldeia Galega do Ribatejo. A criação do Julgado Municipal depende da disponibilização, por parte das Câmaras Municipais, de edifício próprio para o funcionamento do tribunal e do pagamento condigno ao juiz e subdelegado do procurador régio.

No século XX, houve nova criação de Julgados Municipais.
Custodial history
Após a extinção do Julgado Municipal, foi criado o Tribunal de Comarca de Sesimbra, para onde passaram os processos. Com a extinção do Tribunal de Comarca a documentação foi enviada para o Tribunal Judicial da Comarca de Almada e para o Tribunal Judicial da Comarca do Montijo. A documentação do Tribunal da Comarca de Almada esteve depositada na Torre do Tombo por falta de espaço nas antigas instalações do Arquivo Distrital de Setúbal.
Acquisition information
Incorporação em 8/7/2002.
Accruals
Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Setúbal-DigitArq [Em linha].Setúbal: ADSTB, 2009- .[Consult. 12 jan. 2012]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adstb.dgarq.gov.pt

Guias de remessa:

Tribunal Judicial de Almada, 2000.
Related material
Tribunal Judicial do Comarca do Montijo, Tribunal Judicial da Comarca de Almada, Tribunal Judicial da Comarca do Seixal
Creation date
01/05/2009 00:00:00
Last modification
16/01/2015 10:37:30