Juiz Eleito da freguesia de São Jorge de Sarilhos Grandes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTB/JUD/JEMTJ04
Title type
Atribuído
Date range
1867-01-25 Date is certain to 1872-07-09 Date is certain
Dimension and support
4 proc.; papel
Biography or history
A Constituição de 1822 veio estabelecer uma nova organização judiciária, na base da qual ficavam os "juízes electivos", com competências para julgarem pequenas causas. Eram escolhidos pelos cidadãos, ao mesmo tempo e na forma por que se faziam as eleições dos vereadores das Câmaras.

Com a Novíssima Reforma Judiciária, criada por decreto de 21 de Maio de 1841, estes juízes passaram a ser nomeados pelo povo, pelo período de dois anos, tendo a freguesia por área jurisdicional.

Para além das questões cíveis sobre danos causados, por pessoas ou gados pertencentes aos moradores da freguesia, em searas, vinhas, hortas, pastagens, etc, incumbia-lhes manter a ordem e a segurança das pessoas, bem como julgar as causas sobre coimas e transgressões de posturas da Câmara Municipal aplicáveis a estalagens, tabernas, açougues e mais casas públicas da Freguesia que abrangiam. Aos juízes eleitos, por exemplo, cabiam também as funções de polícia municipal, a realização dos corpos de delito, a participação dos crimes às autoridades superiores, entre outras.

O cargo de juiz eleito viria a ser extinto em 15 de Abril de 1874, por carta de lei que sancionou o Decreto das Cortes Gerais de 26 de Março do mesmo ano.
Custodial history
Após a sua extinção a documentação foi depositada no Tribunal Judicial da Comarca do Montijo.
Acquisition information
Incorporações em 2004,2005 e 2007 com a documentação do Tribunal Judicial da Comarca do Montijo.
Scope and content
Fundo constituído pelas séries autos cíveis de petição e autos cíveis de acções sumárias.
Accruals
Não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Classificação funcional.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Setúbal-DigitArq [Em linha].Setúbal: ADSTB, 2009- .[Consult. 12 jan. 2012]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adstb.dglab.gov.pt.
Related material
Tribunal Judicial da Comarca do Montijo
Creation date
22/01/2009 00:00:00
Last modification
06/02/2015 12:42:53